18 março 2007

 

STF jamais condenou parlamentar!



por Alan Gripp e Carolina Brígido

Brasília - O retrospecto da principal corte do País é um alívio para as dezenas de parlamentares que devem explicações à justiça. No Supremo Tribunal Federal (STF), eles permanecem invictos - jamais houve uma condenação.

A impunidade tem sido alimentada pelo foro privilegiado, direto dado a deputados e senadores de serem julgados na corte mais alta do País, já abarrotada por ações de toda a natureza. Esse cenário, dizem (os ministros do STF), dificilmente permitirá a condenação de algum político.

Um levantamento feito pelo próprio Supremo revelou que, nos últimos 10 anos, o tribunal concluiu apenas 20 ações criminais envolvendo políticos. Destes, 13 já estavam prescritos e o restante os acusados foram absolvidos.

A incapacidade da principal corte brasileira para punir já é conhecida no exterior. Este mês um promotor de justiça de Nova York que indiciou o deputado federal Paulo Maluf por desvio de dinheiro para banco americano, se mostrou desanimado com o provável desfecho do caso - Como deputado, seu caso irá a Suprema Corte, e nenhum deputado jamais foi condenado por ela no Brasil - disse ele.
xxx
Fonte: Condensado do Jornal O Globo, 18/03/2007

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Counter Stats
skinceuticals
skinceuticals Counter