16 novembro 2013

 
Campeonato Mundial de Motovelocidade 2013

Vi quase todas as provas. As categorias Moto2 e Moto3 fui perdendo o interesse na parte final. Marc Marquez é o novo campeão mundial de MotoGP, o mais precoce, que vence logo na temporada de estreia. Não sou fã dele, ainda não esqueço a forma agressiva demais de guiar dele e a impunidade da Dorna sobre isso. Em seu ano de estreia correu na melhor equipe do grid, a HRC, que realmente produziram Hondas que são décimos mais rápidas que as outras, e o mais importante: correu sem pressão. Pode-se arriscar, errar, acertar e não será muito cobrado por isso, veremos em 2014. 

A última corrida em Valência (Ricardo Tormo) foi a mais empolgante que já assisti (Sportv HD) a anos - as nove primeiras voltas melhor dizendo. Ela confirmou duas sensações, não só minhas como do mundo do motociclismo. Marquez largou na pole mas perdeu essa posição logo na primeira curva. Lorenzo assumiu a ponta e estava determinado a vencer, no tudo ou nada. Pedrosa que vinha em segundo ultrapassou por seis vezes a Lorenzo e levou o troco em todas. Na última perdeu posições e mas as recuperou depois chegando em segundo no final, com a permissão de Marquez. Com a briga, este último herdou o primeiro posto mas Lorenzo logo retomou. Marc o ultrapassaria novamente desnecessáriamente mas o guerreiro Lorenzo retomaria para não mais perder e vencer até com certa tranquilidade. Ah sim: a primeira é que Pedrosa jamais será campeão da motoGP, está fadado apenas a ser coadjuvante após ser suplantado pelo companheiro de equipe Marquez. A segunda é a confirmação de que Jorge Lorenzo é um superpiloto, daqueles que mesmo com equipamento inferior supera os adversários no braço, e nesta corrida conquistou definitivamente meu respeito.

O mute foi uma constante na temporada já que a Sportv insiste no péssimo e dispensável narrador Guto Nejaim.


Sebastian Vettel tetracampeão de Fórmula 1 em 2013

Eu que acompanho fórmula 1 a décadas devo dizer algumas palavras sobre este acontecimento. Vettel é realmente talentoso, um "bota" como se diz no jargão automobilístico. Confesso que não lembro de muitas corridas dele nesses anos de domínio. Algumas esparsas: o GP da Itália de 2008 de sua primeira vitória, a batida em Webber na Turquia 2010, Hamilton freando demais atrás do carro de segurança e ele enchendo a  traseira de Webber em Fuji 2007. Ou seja, basicamente antes de tornar-se campeão.


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Counter Stats
skinceuticals
skinceuticals Counter